Total de visualizações de página

segunda-feira, abril 09, 2012

Rede Cultura e IAP lançam concurso de curtas de animação


A Rede Cultura de Comunicação e o Instituto de Artes do Pará (IAP) lançam nesta terça-feira, 10, o I Concurso de Apoio à Produção de Curta-Metragem de Animação para Interprogramas da TV Cultura e Portal Cultura. Além de estimular a realização de curtas de animação, o concurso tem o objetivo de fomentar o debate, a produção e a teledifusão de obras de audiovisual de animação.

A iniciativa, inédita, vai beneficiar realizadores independentes do Pará, já que os custos de projetos audiovisuais geralmente são elevados. “Queremos estimular essa produção independente”, explica Indaiá Freire, assessora da Rede Cultura e coordenadora do concurso. “Tanto que o edital é voltado para pessoas físicas, pois o objetivo é ampliar ao máximo o número de participantes de todo o Estado”.

Serão selecionados cinco projetos, cada um com três propostas inéditas de curtas, dentro dos seguintes temas: Meio ambiente (água, lixo, preservação da natureza), Cultura de Paz, Tolerância (racial, religiosa, sexual), Memória (patrimônio público ou personalidades da cultura paraense), Amazônia e Infância/Adolescência. Cada animação deverá ter um minuto de duração.

Cada projeto contemplado receberá R$ 18 mil (dezoito mil reais) e os curtas serão lançados durante a XVI Feira Pan-Amazônica do Livro e exibidos na grade de programação da TV Cultura e também no Portal Cultura. Podem participar autores/realizadores residentes e domiciliados no Pará com no mínimo dois anos de permanência. As inscrições podem ser realizadas até dia 23 de maio, através dos Correios ou pessoalmente, na sede da TV Cultura (Av. Almirante Barroso, 735, Bairro do Marco – CEP: 66093-020), de segunda a sexta, no horário de 9h as 12h e de 14h as 17h.

OFICINA
Para os interessados em participar, será realizada uma oficina, na sede do IAP (Praça Justo Chermont, 236, Nazaré, ao lado da Basílica), de 4 a 6 de maio, com a presença de dois realizadores de renome nacional, que falarão sobre a produção de séries animadas para TV e sobre o mercado nacional e internacional de animação. Afonso Gallindo, coordenador do Núcleo de Produção Digital (NPD), vinculado ao IAP, lembra que o instituto tem uma atuação histórica como fomentador da animação paraense, seja por meio das edições locais do Anima Mundi ou da bolsa de pesquisa concedida pelo instituto, que já premiou projetos de Cássio Tavernard e Andrei Miralha, entre outros.

“Sabemos que existe um movimento consistente no segmento da animação, e esperamos que esse concurso seja um estímulo a mais para os realizadores, contribuindo para consolidar esse cenário em nosso Estado”, diz ele. O edital estará disponível na íntegra, a partir desta terça-feira, nos sites www.portalcultura.com.br ewww.iap.pa.gov.br. Para maiores informações, o e-mail da coordenação do concurso éconcursoanimacao@funtelpa.com.br.

Texto:
Márcia Carvalho-Funtelpa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...