Total de visualizações de página

quinta-feira, julho 07, 2011

Verão paraense conta com estrutura especial do Estado



Desde o primeiro final de semana de julho, uma mega estrutura de segurança, saúde, serviços e cultura tem garantido o verão dos paraenses. O Governo do Estado, através de uma ação integrada de suas secretarias, reforçou a infraestrutura das estradas, hospitais, delegacias e também a fiscalização em todas as regiões do Pará, nos destinos mais procurados pelos veranistas.
Ações de segurança, difusão da cultura de paz, garantia da paz social e de cidadania estão sendo desenvolvidas em 65 municípios e 87 localidades paraenses, com focos diferenciados: respeito ao meio ambiente, defesa do consumidor, defesa dos direitos das crianças e adolescentes por meio do Pró-Paz Integrado, e fiscalização do trânsito, que conta com 325 agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
As polícias Civil e Militar trabalham com reforço do efetivo na capital e em vários municípios do interior. Serão 2.200 policiais militares e 188 civis enviados para outros municípios e em jornadas extraordinárias, atuando em diversas ações ostensivas e preventivas, além de garantir o reforço nas seccionais e delegacias - no caso da Polícia Civil.
Ao longo das férias, a preocupação com o meio ambiente deve ser redobrada. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) promoverá oficinas de reciclagem, palestras e mini-cursos sobre diversos assuntos - como poluição da água, lixo - nos principais balneários. Também estão previstas exibições de vídeos e blitzs educativas, além de eco-shows com artistas regionais, que acontecerão todas as sextas-feiras, sábados e domingos de julho.
A poluição sonora é outra preocupação do órgão. A Delegacia Estadual de Meio Ambiente trabalhará com equipes do "Disque-Silêncio" para fiscalizar a incidência de poluição sonora em estabelecimentos comerciais e veículos automotivos. Numa ação preventiva, os agentes farão um trabalho de orientação dos veranistas para coibir este tipo de crime.
Equipes do Corpo de Bombeiros estarão a postos nas praias e pontos estratégicos das estradas federais e estaduais, atuando na proteção balneária com guarda-vidas, prevenção de combate à incêndio e salvamento, controle de pânico, socorristas e salvamento aeromédico. Ao todo, 454 bombeiros militares estarão envolvidos diretamente nas atividades, que terão o apoio de diversos equipamentos, entre eles um helicóptero de resgate.
A estrutura de saúde do Estado também ganhou reforços de pessoal nas principais unidades de atendimento. Campanhas específicas, como a de prevenção contra DST/Aids e Hepatites Virais, serão feitas junto à população nos principais balneários, incluindo testagens rápidas para Hepatite C e distribuição de materiais educativos. O objetivo das ações é prevenir e educar a população sobre os cuidados com a saúde neste período em que excessos costumam ser frequentes.
Paralelamente às campanhas de prevenção, o Homocentro do Pará (Hemopa) intensifica a campanha de doação de sangue e cadastro de doadores de Medula óssea em Marabá, Castanhal, Santarém, Abaetetuba, Altamira, Tucuruí, Capanema e Redenção. Estes são os pólos de atendimento do hemocentro, que neste período costuma ser bastante demandado e precisa ainda mais das doações.
Além das estrutura de segurança e saúde reforçadas nos principais destinos das férias no Pará, o Governo do Estado realiza desde a terça-feira, 5, o 5º Festival Cultura de Verão, que terá uma intensa e variada programação. Até o final de julho, o evento levará artistas, grupos folclóricos e bandas da terra para Salinas, Abaetetuba, Bragança, Marabá e Belém, onde o público pode assistir a diversos shows todas as terças e quartas-feiras do mês.
Estradas receberam manutenção para as férias
Para garantir a segurança e melhor infraestrutura para os veranistas que se deslocam em direção os balneários do interior do Estado, a Secretaria de Estado de Transportes (Setran) concluiu serviços de manutenção viária, como roçagem mecanizada, sinalização vertical e horizontal e operação tapa-buraco, nas rodovias que dão acesso aos principais destinos de todas as regiões paraenses, como Salinópolis, Marudá e Crispim, Mosqueiro e Ajuruteua, Alter do Chão, Pajuçara, Caripi, Cametá, além das praias do Tucunaré, em Marabá, e da Gaivota, em Conceição do Araguaia.

Thiago Melo - Secom

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...