Total de visualizações de página

sexta-feira, julho 08, 2011

Sespa apoia ações de saúde durante o verão

A campanha de veraneio 2011 elaborada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) abrangerá ações de prevenção às DST/Aids e hepatites virais em locais de maior procura de veranistas pelo interior do Estado. Em todos os finais de semana de julho, as coordenações regionais de Educação em Saúde e DST/Aids/Hepatites Virais do 3º Centro Regional de Saúde da Sespa estarão realizando a Operação Veraneio 2011 nas praias de Crispim, Marudá e Algodoal.
As atividades consistirão em barracas montadas por técnicos da Sespa e destinadas às orientações sobre consumo de álcool, tabagismo e outras drogas, preservação ambiental e contra doenças sexualmente transmissíveis. Serão distribuídos preservativos, folders e sacos de lixo com objetivo de sensibilizá-los a prevenir-se das doenças e agravos a saúde, promovendo desta forma hábitos mais saudáveis.
Entre 8 a 10 de julho, de 9 às 14 horas, as atividades serão realizadas em Abaetetuba, Bragança, Ajuruteua, Marudá, Marapanim e Mosqueiro. Entre 15 a 17, 22 a 24 e de 29 a 31 de julho, as atividades de prevenção incluirão também as praias localizadas em Salinas, Soure e Salvaterra.
Hepatites
Para detectar casos novos e informar a população sobre os riscos das hepatites, integrantes da Comissão Estadual de Hepatites Virais também percorrerão os locais de maior circulação de veranistas. Para julho, 1.000 testes rápidos para detecção de hepatites B e C serão realizados no dia 21, na praia do Farol, em Mosqueiro, numa ação em parceria com o Instituto Evandro Chagas (IEC) e Laboratório Central do Estado (Lacen). A mesma ação e outros 1.000 testes para hepatites B e C serão levados aos banhistas da praia do Atalaia, em Salinas, no dia 23 de julho. Além do roteiro das praias, mais panfletos e 1.000 testes serão feitos no Terminal Rodoviário de Belém no dia 28 de julho, última quinta-feira do chamado veraneio.
Para Cisalpina Cantão, coordenadora da Comissão Estadual de Hepatites Virais, o importante é alertar a população. “Quando a doença é detectada, o paciente tem todo um acompanhamento em ambulatórios especializados. É preciso incentivar as pessoas a prevenir-se das doenças, mudar atitudes e desenvolver hábitos saudáveis”, enfatiza. "A hepatite B é prevenível, há vacina nos centros de saúde disponível para o usuário de até 20 anos de idade. Já a hepatite C é mais preocupante porque não tem vacina e seus sintomas demoram a se manifestar".
Nos municípios abrangidos pelo 4° Centro Regional de Saúde da Sespa, as ações serão feitas em parceria com as secretarias municipais de saúde, sobretudo dando ênfase aos jovens, mais vulneráveis aos riscos da transmissão de doenças sexualmente transmissíveis e exagerada ingestão de álcool e outras drogas. Abaixo, a programação organizada pelos parceiros envolvidos, que estarão organizados em tendas para garantir a logística do evento, que também será evidenciado por meio do uso de faixas, boné, sacolas para lixo, adesivo para carro, porta preservativo, pipas e o boneco Zé Camisinha.
Programação
BRAGANÇA
Praia de Ajuruteua, de 9 às 15 horas: todos os sábados e domingos de julho. Atividades: prevenção de DST’s, panfletagem e distribuição de preservativos. Ação feita em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
Ações de prevenção de DST’s, panfletagem e distribuição de preservativos no Carnabragança e no Festival de Verão a ser promovido na zona urbana do município, nos dias 15, 16, 17, 22 e 23.
SALINAS
Ações gerais de Educação em Saúde nas praias do Atalaia, Curvina e Farol Velho, nos dias 09 e 10 (9 às 12h), 16 e 17 (13 Às 16h), 23 e 24 (14 às 17h), 30 e 31 (10 às 13h), feitas em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Coordenação Estadual de DST/Aids.]
Testes rápidos de HIV no CTA intinerante ficarão disponíveis na praia do Atalaia, nos dias 16 e 17 e 23 e 24, sempre as 12 às 17 horas. As ações resultam na parceria entre 4° Centro Regional de Saúde da Sespa e Secretaria Municipal de Saúde de Salinas.
Ações gerais de Educação em Saúde na Orla do Maçarico, de 19 às 21 horas, e no Mercado do Porto Grande, de 7h30 às 10h30, sempre aos finais de semana.
Inspeções sanitárias nos estabelecimentos comerciais na orla do Maçarico, de 19 às 21 horas, durante os finais de semana, e no Mercado do Porto Grande, orla do Atalaia, feiras e comércios, de 8 às 14 horas, também sempre aos finais de semana.]
A Unidade de Saúde Família Farol Velho, além do Hospital Regional de Salinas, oferece atendimento de urgência e emergência durante 24 horas.
OURÉM, PEIXE-BOI E QUATIPURU
Ações de prevenção de DST’s, panfletagem e distribuição de preservativos, além de esclarecimentos sobre câncer de pele, nas respectivas orlas, sempre após às 17 horas, com exceção de Quatipuru, onde a ação será específica em Boa Vista, por ocasião do Festival da Gó.

Mozart Lira - Ascom Sespa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...