Total de visualizações de página

sexta-feira, julho 29, 2011

Sema coordena curso de planejamento estratégico

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) investe na capacitação e formação de sua equipe técnica, em parceria com a Agência Alemã GIZ, promovendo o curso “Formação de Moderadores para Processos Participativos e Planejamento Estratégico Participativo”. A capacitação será realizada no auditório do Núcleo de Meio Ambiente (Numa), da Universidade Federal do Pará (UFPA), de 1º a 7 de agosto de 2011. A titular da Sema, Teresa Cativo, fará a abertura do evento, na manhã de segunda-feira (1º).
Criança prematura trazida de Breves
deu entrada na Fundação Santa Casa
Deu entrada no início da noite desta quinta-feira, 28, na Unidade de Tratamento Intensivo da Fundação Santa Casa, o recém nascido M. M. B trazido do município de Breves, região do arquipélago do Marajó. O bebê apresenta prematuridade e múltiplas más formações. Segundo Maria José Dias Santos, avó materna da criança, sua filha teve uma gravidez tranquila, fez todas as consultas e exames do pré-natal e se preparava para dar a luz no mês de agosto.
A médica Márcia Maciel, gerente da neonatologia da Santa Casa, ressalta que apesar da criança estar estável, necessita de cuidados especiais. “O recém nascido têm quatro dias, chegou apresentando prematuridade, lábios leporinos, fenda palatina e o intestino exposto, e já está sendo avaliado pela equipe da neonatologia e da cirurgia pediátrica. Ele vai receber as vacinas e alimentação do Banco de leite Humano e fará exames pré-operatórios.
Empresas de Saneamento reivindicam recursos para as obras do "Minha Casa, Minha Vida"
O presidente da Associação Brasileira das Empresas de Saneamento Básico Estaduais (Aesbe), Abelardo de Oliveira Filho, do Estado da Bahia, e o vice-presidente, Antonio Braga, do Pará, estiveram reunidos esta semana com o ministro das Cidades, Mário Negromonte, para entregar um conjunto de propostas que visam agilizar a implementação dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário nas obras do Programa Minha Casa, Minha Vida. Desde o lançamento do programa, em 2009, as companhias de saneamento têm enfrentado dificuldades em implementar os serviços de saneamento devido, principalmente, à falta de recursos para esse fim.
Para equacionar a questão, as companhias estaduais de saneamento, representadas pela Aesbe, reuniram-se para elaborar medidas que promovessem essa agilização, consolidadas no documento entregue hoje ao ministro. Entre as iniciativas sugeridas, está o desenvolvimento de um subprograma prioritário, a ser criado dentro do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), com o objetivo de prover recursos para a adequação das infraestrturas locais das companhias nos municípios contemplados pelas obras do Minha Casa, Minha Vida.
A iniciativa não é novidade por parte das companhias. Esse mesmo pleito já havia sido realizado anteriormente. Mas, com anúncio da segunda etapa do programa feito pela presidente Dilma Roussef, em junho deste ano, as companhias priorizaram a resolução desse problema, pois para a segunda fase do programa foi estabelecida como meta a construção de 2 milhões de moradias até 2014.
Walkiria Medeiros - Ascom Cosanpa
Projeto Ação Verão volta à ilha de Mosqueiro
No último fim de semana das férias, 30 e 31 de julho, o projeto "Ação Verão", da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) em parceria com a Fundação Curro Velho vai abordar os veranistas das praias do Chapéu Virado e Farol, na ilha do Mosqueiro. A ação é uma continuidade do projeto que começou no dia 23, na praia de Ajuruteua, em Bragança. Segundo o técnico cultural do Curro Velho, David Matos, “Nós vamos trocar garrafa pet e desenvolver oficinas com o material reciclado, resignificando o valor desse material em vez de você estar jogando na natureza a garrafa pet, você pode estar criando brinquedo, você pode criar brinquedos. E a Sema fazendo a conscientização que podemos juntar o material recolhido na praia e doar para uma associação de catadores”, ressalta. David Matos ressalta que a brincadeira de trocar todo o material recolhido na praia como latinha, garrafa pet em troca pelo Kit da Sema com sacola, bandana, pipoca, incentiva muita crianças, pais a participarem da ação nas praias.
Espetáculo teatral que relata casos de
violência sexual de menores chega a Belém
Uma parceria sociocultural entre os Governos estadual e federal e o Instituto Ensaio Aberto traz a Belém o espetáculo “7 sentimentos capitais – corpos e cidades”. A peça teatral será realizada no sábado (6), às 21h, e no domingo (7), às 20h, no Teatro Margarida Schivazzapa, da Fundação Tancredo Neves (Centur). A entrada é franca. Fatos e estatísticas que denunciam a violência sexual contra menores deram subsídios para o formato adotado pela companhia. Baseado em relatos reais de crianças e adolescentes abusados sexualmente, o espetáculo teatral conta com cinco atores. No decorrer da apresentação, o grupo organizador grava um vídeo, que por sua vez, será enviado à Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR).
A Assessoria das Políticas Públicas dos Direitos da Criança e do Adolescente (Apdca), da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) apóia o evento e ressalta a importância da denúncia para erradicação do problema. O Disque Denúncia Nacional (DDN 100) registra casos de violência contra menores, e encaminha aos órgãos competentes para que providências sejam tomadas. Vale lembrar que o Disque 100 é um serviço telefônico gratuito.
Emater realiza visitas técnicas
em nove municípios paraenses

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pa) realizou no período de 25 a 28 de julho uma série de visitas técnicas aos escritórios locais pertencentes às regiões sul e sudeste do estado. A expedição partiu do município de Marabá até o Conceição do Araguaia, sendo percorridos 1.034 quilômetros. Foram visitados escritórios de nove municípios paraenses.
A equipe, que deixou o prédio central da empresa no domingo, dia 25, se deslocando para Marabá de avião, foi composta pelo diretor técnico Humberto Reale Filho, pela assessora de comunicação Kenny Teixeira e o cinegrafista Antônio Edilson Felix. O percurso compreendido para esta atividade partiu de Marabá, sudeste do estado, até o município de Conceição do Araguaia, um total de 592 km, sendo 150 km uma esticada até o município de Água Azul do Norte, o que totalizou de ida e volta 1034 km. 
A equipe visitou os escritórios locais da empresa dos municípios de Eldorado dos Carajás, Sapucaia, Xinguara, Água Azul do Norte, Rio Maria, Pau D’arco, Redenção e Conceição do Araguaia. Para a presidente da Emater, Cleide Amorim, é importante reforçar que a intenção da direção executiva da Emater é promover o desenvolvimento rural desse estado. “Sabemos que estamos no caminho certo, enviamos essa equipe para o sul e sudeste do estado para acompanhar de perto as ações no campo, atendendo assim uma das políticas determinadas pelo governador do Estado, Simão Jatene”.
O diretor técnico Humberto Reale teve a oportunidade de se reunir com os chefes dos escritórios locais dos municípios visitados e mais os responsáveis dos escritórios regionais de Marabá e Conceição do Araguaia – que são polos administrativos de 21 e 15 escritórios locais, respectivamente. “Nas reuniões pude apurar sobre o trabalho realizado e de que forma este está sendo feito”, afirmou.
Ascom Emater
Capoeira e dança regional no final
de semana no São José Liberto
Patrimônio cultural brasileiro, a capoeira é uma das atrações da agenda cultural do Espaço São José Liberto neste final de semana. Na manhã deste sábado, 30, o Coliseu das Artes volta a receber o projeto “Capoeira-PA – Mundo Vê – Capoeira Angola”, que por meio de workshop, exibição de vídeos e rodas de capoeira divulga as origens e os elementos culturais que contribuíram para a formação dessa arte, sob a coordenação do mestre Carlinhos, do Grupo Negros de Aruanda.
Considerada a “mãe” dessa manifestação cultural, a Capoeira Angola preserva os traços originais da arte que mistura música, dança e luta. Neste sábado, das 09 às 12h, termina a primeira etapa do workshop. No dia 09 de agosto, no mezanino da Casa do Artesão, haverá exibição de vídeo, das 16 às 17h30.
No Coliseu das Artes haverá workshop nos dias 10, 11 e 12 de agosto, das 15 às 18h, e roda de capoeira no dia 20, das 09 às 12h. O projeto voltará ainda ao São José Liberto nos meses de setembro e novembro.
Os interessados podem se inscrever pelo e-mail capoeirapamundove@hotmail.comou pelos telefones (91) 8147-3912 / 8201-2871 / 8177-1429. O evento é uma realização do Governo do Estado, por meio do Instituto de Artes do Pará (IAP), e do Grupo Negros de Aruanda, com apoio do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect).
Regional – E no domingo (31), dentro do Projeto Ritmos do Pará, desenvolvimento pelo Igama, se apresentará, a partir de 17h30, o Grupo Parafolclórico Encanta Pará, com um repertório de música e danças regionais. Criado há seis anos, o grupo é formado por oito pares de dançarinos e 10 músicos, que se apresentam em eventos culturais promovidos em Belém e no interior do Estado.
Serviço: Programação cultural do São José Liberto. Sábado (30), workshop do projeto “Capoeira-PA – Mundo Vê – Capoeira Angola”, das 09 às 12h, no Coliseu das Artes. No domingo (31), às 17h30, apresentação do Grupo Parafolclórico Encanta Pará.
Ascom/Igama
Polícia Militar pronta para o
último final de semana de julho
A Polícia Militar já está com todo o esquema de segurança preparado para garantir a tranquilidade dos veranistas paraenses no último final de semana de julho. Devido ao grande fluxo de pessoas nos balneários, haverá reforço do efetivo, equipamentos e viaturas, e ainda a continuação das ações integradas com os demais órgãos do Estado, que garantiram a redução das ocorrências de crimes ou irregularidades cuja fiscalização é de competência da corporação, com relação ao mesmo período do ano. Os números finais da Operação Verão serão divulgados no dia 3 de agosto.
Na capital, serão realizadas mais operações por conta do planejamento "Belém Segura", que visa garantir a segurança para os que optaram por ficar na cidade nestas férias. Um efetivo de 950 homens distribuídos nas várias zonas de policiamento atuam na fiscalização, orientação e coibição de delitos. Em Mosqueiro, onde são esperadas mais de 300 mil pessoas, a Polícia Militar vai redobrar as ações ostensivas e preventivas.
O programa "Estação Segurança", elaborado pela Assessoria de Comunicação da Polícia Militar, será reproduzido por duas emissoras. Na Rádio Nazaré FM (91,3 Mhz), ele irá ao ar na sexta-feira, das 14h às 16h, com apresentação do Major PM Galdino Ribeiro, e terá como entrevistado o Tenente PM Nazareno, da Companhia de Polícia Rodoviária Estadual, que falará acerca das atividades da companhia em julho e a programação para o final de semana. Já a Rádio Praiana FM (104,9 Mhz) de Mosqueiro, levará o programa ao ar na sexta-feira (das 10h às 11h), sábado (das 11h às 12h) e domingo (das 10h às12h). Ambas as edições do programa trarão dicas, novidades, orientações e entrevistas importantes para quem estiver veraneando ou escolheu ficar em casa.
Em Salinas, o policiamento nas rodovias PA-324 e PA-444, de acesso ao Atalaia, terão fiscalização rigorosa e emprego de etilômetros para garantir a segurança dos banhistas. Na cidade, policiais em viaturas, motos e quadriciclos estarão a postos para o atendimento à população.
Major Leno Carmo - Ascom/PMPA
Rafinha Bastos mostra "Péssimas
Influências", no Hangar
O humorista Rafinha Bastos estará em Belém neste domingo (31) para apresentar o show “Péssimas Influências”, no formato “stand up”, em duas sessões, às 19h e às 21h, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.
Em 70 minutos, Rafinha Bastos promete arrancar muitas gargalhadas do público. “O objetivo do meu texto não é ofender, e sim arrancar risadas com textos e termos não muito convencionais para um espetáculo de humor”, explica o comediante, no material de divulgação do show. Os ingressos estão disponíveis no Hangar, neste domingo, em horário comercial.
Serviço: Show “Péssimas Influências”, com o comediante Rafinha Bastos. Domingo (31), em duas sessões: às 19h e às 21h, no auditório do Hangar. Ingressos: R$ 80,00 inteira e R$ 40,00 meia. Venda no domingo, no Hangar. Mais informações (91) 8417-3438/ 8142-9919/ 9135-5591.
Isa Arnour/ Pará 2000

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...