Total de visualizações de página

sexta-feira, julho 08, 2011

Projeto solidário incentiva doação em roqueiros

No próximo dia 12, a partir das 8h30, acontece a terceira edição do "Projeto Rock na Veia", que vai mobilizar roqueiros e cidadãos para mais uma campanha de doação voluntária de sangue e novos cadastros de doadores de medula óssea. A concentração será na Praça Batista Campos, em Belém, de onde os participantes seguirão em direção à sede do Hemopa, na Serzedelo Corrêa com a Caripunas, para efetuar a coleta de sangue e cadastro de doação de medula.
O Projeto Rock na Veia, que teve a sua segunda edição realizada em abril deste ano, no município de Ananindeua, resultou em 26 coletas de sangue e 87 novos cadastros. Na oportunidade, o projeto ainda promoveu uma ação de cidadania com oferta de serviços e entretenimento ao público presente no evento, que teve origem com a iniciativa da Organização Não Governamental (ONG) Esckola de Rock de Ceilândia, no Distrito Federal. A ideia do projeto é unir música, diversão e arte à questões sociais.
Para Carlos Moutinho, baterista da Lúthien, banda organizadora do projeto na Região Metropolitana de Belém (RMB), e um dos coordenadores do projeto, o “Rock na Veia” tem dois objetivos: a ação solidária, que conscientiza as pessoas para a importância da doação de sangue, e o incentivo às bandas. “É uma oportunidade para que os artistas divulguem seus trabalhos”, destacou, adiantando que outras ações semelhantes estão previstas para acontecer nos meses de setembro e novembro, deste ano.
A gerente de Captação de Doadores do Hemopa, assistente social Juciara Farias, recebeu a proposta da nova campanha do “Rock na Veia” com bastante otimismo, levando-se em consideração o excelente resultado da ação anterior. “Nosso interesse não está apenas no quantitativo de doações, mas também na repercussão do evento e na formação de opinião positiva sobre o tema junto à população em geral, e especificamente aos fãs do rock”, ressaltou.
Quem pode doar: candidatos com boa saúde; idade entre 18 anos completos e 67 anos, 11 meses e 29 dias. Também são aceitos para doação candidatos com 16 e 17 anos, desde que tenham o consentimento formal do responsável legal. O doador deve ter peso acima de 50 kg e precisa portar documento de identidade original e com foto. Não é necessário estar em jejum, ao contrário, ele deve estar bem alimentado. Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas Aids, Sífilis, Doença de Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sangüínea. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três.
 Quem pode fazer cadastro de doação de medula óssea: Homem ou  mulher saudável e na faixa etária de 18 a 55 anos. Necessário portar documento de identidade original e com foto.

Vera Rojas - Ascom/Hemopa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...