Total de visualizações de página

quarta-feira, julho 27, 2011

Polícia Militar divulga dados da operação verão

A Polícia Militar divulgou dados da operação verão deste ano, que acontece nos principais balneários do Estado. Além do policiamento ostensivo, a corporação atua na prevenção e no contato direto com a população, dentro do conceito de polícia comunitária. A atenção se volta neste fim de semana para o Festival de Tribos de Juruti, no oeste paraense, que começa nesta quinta-feira (28).
Para atuar no Festival de Tribos de Juruti, a PM destacou 40 policiais, que vão fazer policiamento a pé, em motocicletas e em viaturas, visando manter os bons resultados dos anos anteriores do evento, quando nenhuma ocorrência significativa foi registrada. O município de Juruti tem uma população de cerca 30 mil habitantes, número que chega a duplicar em razão da festa das tribos Muirapinima e Munduruku.
Também no oeste do Pará, mas desta vez em Santarém, policiais do serviço reservado do 3º Batalhão de Polícia Militar prenderam em flagrante dois acusados da prática dos crimes de tráfico de drogas, associação ao tráfico de drogas, posse irregular de arma de fogo de uso permitido e receptação. Com os dois homens, os policiais apreenderam drogas, dinheiro, telefones celulares, uma arma de fabricação artesanal e uma motocicleta, produto de furto.
Os agentes da inteligência da Policia Militar, que participaram da prisão, afirmaram que a dupla já vinha sendo monitorada há semanas e estava sob investigação. O Comando do Policiamento Regional I garante que as ações contra o tráfico têm se intensificado na região, sempre com o objetivo de levar maior tranquilidade e segurança à população.
Marajó – Outra ação da PM neste mês é a operação Paz no Mangue, em Soure, na ilha do Marajó. Em parceria com o sindicato dos produtores rurais local, os policiais fizeram mais de 30 abordagens e verificaram a identificação dos pescadores da região. Ao longo do trecho percorrido, de 40 quilômetros – incluindo a vila Caju-Una, Turé, Tarumã e o Retiro Santa Rosa – foram também encontradas barracas abandonadas, que, segundo a PM, às vezes servem de abrigo para foragidos da Justiça.
Também foram apreendidos materiais durante a operação, entre eles uma cartucheira de calibre 20, seis cartuchos calibre 20, um projétil calibre .44 – encontrado em uma barraca abandonada – e 50 caranguejos, que foram devolvidos a seu habitat natural. Os manguezais de Soure são considerados um berçário da vida dos animais e vegetais.
Flagrante – Em Marabá, no sudeste do Estado, o quarto e penúltimo fim de semana das férias escolares foi tranquilo no principal balneário da cidade, a praia do Tucunaré, mas a PM também fez a prisão de um acusado de praticar roubos no bairro Liberdade. O homem foi capturado na segunda-feira (25), após ter roubado uma motocicleta pertencente a uma senhora. Ela foi abordada quando saía de um posto de combustível na Folha 28, Nova Marabá.
Guarnições da 27ª Zona de Policiamento (Zpol) faziam o patrulhamento pela cidade quando se depararam com a vítima, que tinha acabado de ter o veículo roubado por um homem que, na fuga, tomara o rumo da feira da Folha 28. Mais viaturas da Polícia Militar foram acionadas e o cerco policial foi feito. Assustado, o acusado entrou na contramão do tráfego da VP8, batendo de frente com uma das viaturas policiais.
O homem portava uma arma de fogo, tipo revólver, calibre 22, com seis munições intactas. Ele foi apresentado na Seccional da Nova Marabá e está à disposição da Justiça.
A operação se estende ao Baixo Tocantins. A PM faz, durante este mês, operação na barreira da rodovia PA-151, no município de Igarapé-Miri. Policiais militares, viaturas e motocicletas atuam no policiamento nas vias de acesso e também na praia de Beja, em Abaetetuba. A Polícia Milita também atua em conjunto com órgãos como o Conselho Tutelar, Juizado da Infância e Adolescência, Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Departamento Municipal de Trânsito (Demutran).
Barreira – Em Paragominas, no nordeste do Pará, a PM faz as operações “Barreira” e “Saturação”, para combater o tráfico de entorpecentes, a prática de crimes com uso de arma de fogo e armas brancas e a poluição sonora. As atividades são integradas com outros órgãos de segurança, como o Demutran da cidade.
Em cinco dias, 400 pessoas foram abordadas. A PM revistou 123 carros, dos quais dez foram notificados por falta de documentação. Também foram paradas 142 motos. Duas pessoas foram detidas por uso de arma branca e três foram presas por uso ilegal de arma de fogo. Os policiais também apreenderam 22 munições e notificaram dois bares, em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Os estabelecimentos foram notificados por falta de documentação.
Leno Carmo – Polícia Militar

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...