Total de visualizações de página

quinta-feira, julho 28, 2011

Operação Cidadania Xingu oferece serviços na região

A região do Xingu será palco, a partir da próxima semana, de uma grande ação de cidadania coordenada pelo governo federal, governo estadual e pelo Consórcio Norte Energia, responsável pela construção da usina de Belo Monte. A ideia é fortalecer a presença dos governos nos municípios com políticas e ações integradas que serão desenvolvidas no entorno do empreendimento.
As atividades da operação “Cidadania Xingu” começam por Altamira, dias 3 e 4 de agosto. Até o fim de outubro, cada um dos onze municípios da região será contemplado por ações imediatas nas áreas social, de regularização ambiental e fundiária e de fomento às atividades produtivas.
O programa estadual Pró-Paz Cidadania está inserido na operação e vai oferecer para a população uma série de serviços, com o objetivo de promover ações de cidadania integrada com órgãos governamentais e não-governamentais (ONGs). “O Pró-Paz Cidadania vai associar serviços básicos de cidadania, como a questão da identificação e registro de nascimento, com os serviços de saúde, pelo programa Presença Viva, que oferecerá diversos serviços médicos”, explica a coordenadora do Pró-Paz, Izabela Jatene.
Durante os dias da operação Xingu, a população rural e urbana poderá tirar documentos, como certidão de nascimento e CPF, entrar com pedido de regularização de suas propriedades e aprender técnicas sustentáveis de produção no campo. Além disso, também serão facilitados a abertura de contas e o crédito bancário, acesso aos benefícios previdenciários e serviços de saúde, vacinação e educação, entre outros.
Cursos, palestras oficinas sobre regularização fundiária e ambiental, exposições e feiras de artesanato e agricultura familiar também estão previstos no mutirão. Os atendimentos serão feitos em ginásios e escolas dos municípios.
Calendário da operação Xingu Cidadania
3, 4, 5 e 6 de agosto – Altamira
8 e 9 de agosto – Brasil Novo
12 e 13 de agosto – Medicilândia
18 e 19 de agosto – Placas
24 e 25 de agosto – Uruará
30 e 31 de agosto – Comunidade da Gleba Assurini
5 e 6 de setembro – Pacajá
10 e 11 de setembro – Anapu
16 e 17 – Vitória do Xingu
22 e 23 – Senador José Porfírio
28 e 29 de setembro – Porto de Moz
4 e 5 de outubro - Gurupá

Bruna Campos – Secom

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...