Total de visualizações de página

terça-feira, julho 26, 2011

nbol invade as praias paraenses e atrai novos adeptos

Neste final de semana o Manbol vai animar a praia e os veranistas do Atalaia, em Salinas. Para quem ainda não conhece esse esporte, o Manbol foi criado pelo paraense Rui Hildebrando e começou como uma brincadeira que utilizava mangas (o fruto) em lugar das bolas. A moda pegou e fez tanto sucesso que acabou sendo aperfeiçoada e ganhou um local específico para essa prática
Em lugar das mangas foram introduzidas duas bolas em formato oval medindo 20cm de circunferência e de cumprimento total, pesando entre 90 e 110 gramas, que conferem uma dinâmica única ao esporte. Os espaços improvisados foram substituídos por quadras - de areia, grama ou piso - com dimensões de 10m x 5m, equipadas com rede de 1,65m de altura.
O esporte, que pode ser disputado nas categorias individual, duplas, trio e quarteto, desenvolve  habilidades físicas como agilidade e coordenação motora, melhora o raciocínio, reflexo e criatividade, além de reduzir calorias, já que durante a partida, o Manbol é praticado com duas bolas, ao mesmo tempo.
O manbol ganhou caráter oficial e maior projeção a partir da criação da Associação Manbol Brasil, uma organização de caráter nacional, sem fins lucrativos, que nasceu em 16 de junho de 2004, em Belém, e hoje já é representada nacionalmente por uma confederação, presidida por ninguém menos que o "inventor" da prática, Rui Hildebrando.
Nos dias 29, 30 e 31, a Confederação de Manbol estará promovendo circuitos e aulas com treinos e oficinas em Salinas, para divulgação do esporte. Segundo Hildebrando, o objetivo é associar a prática ao lazer. “Resolvemos levar o Manbol para praia, com objetivo de contribuir com o desenvolvimento do lazer, entretenimento e o bem estar dos veranistas, apresentando-o como uma alternativa de esporte saudável”, disse.
Uma estrutura especial será montada na praia do Atalaia para a realização das atividades. Serão instaladas cinco quadras, além de uma barraca para apoio aos atletas e ao público em geral. A ação tem patrocínio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), que investe no esporte como ferramenta de inclusão social e de integração entre público e atleta.
Serviço: As atividades na Praia do Atalaia acontecerão de sexta-feira, 29, até domingo, 3. O evento é aberto ao público em geral, de todas as idades. 

Bruna Carvalho - Ascom/Seel

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...