Total de visualizações de página

sexta-feira, julho 08, 2011

Navegapará é apresentado no Fórum Internacional de Software Livre

Os avanços trazidos ao Estado por programas como o Navegapará foram tema de palestra do assessor da Empresa de Processamento de Dados (Prodepa) Tiago de Souza Cardoso no 12° Fórum Internacional de Software Livre, ocorrido em Porto Alegre (RS) entre os dias 29 de junho e 2 deste mês. A exposição, feita no dia 2, mostrou que a inclusão digital já é uma realidade no Estado.
O software livre está ajudando a superar desafios na inclusão digital e inclusão social na Amazônia, disse Tiago Cardoso, que fez uma apresentação sobre todos os softwares livres usados pelo Navegapará, que vão desde a distribuição Ubuntu adotada nas salas de inclusão, até o sistema de gestão VidaA e outras ferramentas, como Moodle, para ensino a distância, e Asterisk, para o Voip.
O programa enfrenta o desafio de democratizar o acesso à internet em um Estado com a extensão do Pará, com a implantação de quase 200 salas de inclusão simultaneamente. O Navegapará é um dos grandes projetos de tecnologia do país, segundo o palestrante, porque combina um audacioso projeto estruturante (Metrobel, Infovias e Cidades Digitais) com ações de cidadania (pontos de acesso livre e infocentros).
Para que ele fosse implantado, disse Tiago Cardoso, foi feito um alto investimento na área de infraestrutura; por isso tornou-se necessário que softwares livre fossem usados como uma das formas de ajudar na sustentabilidade do programa. Após a implantação de cada ponto, cada cidade digital, são necessárias outras ações, como supervisão, monitoramento remoto, controle de acesso, geração de logs e dados estatísticos para tomadas de decisão.
Boa parte dessas tarefas já está sendo executada com software livre, mostrando o esforço da equipe da Prodepa em disseminar a tecnologia e poupar recursos para o governo, que, por meio da Prodepa e Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia Sedect), ainda tem grandes planos de uso da rede, gerando serviços eletrônicos e implantando novas soluções que beneficiem o cidadão, aproximando-o das políticas públicas através da tecnologia.
Ascom Sedect

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...