Total de visualizações de página

sábado, julho 30, 2011

Mais de três mil pessoas prestigiam o primeiro dia do Fecam 2011

A orla do rio Tocantins serviu de cenário para o encontro de compositores e intérpretes de diversas partes do país na noite da última sexta-feira, 29, durante a abertura do XVI Festival de Canção de Marabá (Fecam), no sudeste paraense. Segundo estimativa da Polícia Militar, cerca de três mil pessoas estiveram na Praça São Félix do Valois, acompanhando a apresentação das 12 canções semifinalistas do festival e também da cantora Fafá de Belém, que encerrou a programação da noite. O evento foi transmitido pelas TV e Rádio Cultura para todo o Estado, na programação do Festival Cultura de Verão.
O cantor e compositor Floriano dos Santos, com 24 anos de carreira, foi o primeiro a se apresentar. Nascido em Tucurí, também sudeste paraense, o músico foi ainda criança para Belém, onde começou a estudar música. Ao público e juri do festival, ele apresentou a canção Jardim e Miró. “Nós temos nossos ídolos e muitas vezes nos inspiramos na arte deles para compor nossas músicas. Eu já participo de festivais há 22 anos e acho importante eventos como esse, que abrem espaço para que possamos mostrar nossas composições”, disse.
Outros 11 concorrentes se apresentaram na sequência e dividiram as preferências do público, que ainda acompanhou o show da cantora Fafá de Belém. No repertório, a aposta pelos grandes sucessos da carreira agradou em cheio. A recepcionista Tamara Lima aprovou a escolha. “Acho importante porque ela traz muita gente para o festival. Soube queria ter show dela e vim, acabei conhecendo outros cantores muito bons também. Gostei muito das músicas deles. A noite não podia terminar melhor que não com o show da Fafá”, opinou.
Ao final, o juri formado por José Maneschy (avaliador de intérprete), Wilson Veloso (de música), Bob Freitas (de arranjo) e Ná Figueredo (de letra) escolheu as seis primeiras músicas finalistas: Quando o verso versa, de Alfredo Reis; Motim do Amor, de Gil Valente; Cego pela própria luz, de Sérgio Leite; Ventania, de Clauber Martins; Jardim e Miró, de Floriano dos Santos, e Canto do barqueiro, de Nilva Burjack. “O Fecam já tem uma tradição de revelar grandes músicas e esse ano não está sendo diferente”, comentou Ná Figueredo, presidente do júri.
Segundo o Melquiades Justiniano, secretário municipal de Cultura de Marabá e organizador do evento, a importância maior do festival é estabelecer o intercâmbio cultural entre os municípios do Pará. “Outro elemento importante é a raiz histórica desse festival. Nos anos 80 e 90 era parada certa para os compositores do país. Esse ano, pela qualidade do que está sendo apresentado, podemos afirmar que estamos retomando os bons tempos”, acrescentou.
Surgido na década de 80, o Fecam pela primeira vez é aberto ao grande público. “Queremos, com isso, democratizar cada vez mais o acesso à cultura. E poder mostrar esse grande evento através da Rádio e TV Cultura para todo o Estado, nos deixa ainda muito mais felizes”, disse Melquiades.  
Organizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Marabá, com o apoio do Governo do Estado, o evento é considerado um dos maiores do gênero na Região Norte, destinando aos candidatos mais de R$ 37 mil em prêmios. Além de premiar os quatro primeiros colocados, o Fecam 2011 também oferece premiação para melhor letra, arranjo, intérprete e aclamação popular. Aos compositores do município estão reservados, ainda, os prêmios de melhor música e de melhor intérprete marabaense.
Com o acompanhamento de uma banda base regida pelo maestro Tynnoko Costa, de Belém, serão apresentadas os nois dois primeiros dias de evento 24 canções, de compositores do Pará, Distrito Federal, Amazonas e de Minas Gerais. As músicas escolhidas na sexta-feira irão se somar a outras seis escolhidas neste sábado, 30, durante a segunda noite do festival. No domingo, 31, as doze canções semifinalistas voltam a ser apresentadas na final do festival, que contará com show do cantor e compositor Oswaldo Montenegro. A Rádio Cultura transmite toda a programação.
Amanda Engelke – Secom

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...