Total de visualizações de página

terça-feira, julho 05, 2011

Instituições incentivam doação de sangue entre jovens

Ao completar 18 anos, além do direito de votar, dirigir e viajar por conta própria, os jovens também podem ajudar a salvar vidas. É o que os hemocentros do país buscam estimular através de campanhas de doação de sangue para reforçar os estoques técnicos, essenciais para o atendimento da demanda nos hospitais da rede pública.
Para incentivar esse voluntariado no Pará, o Hemopa firmou parceria com instituições públicas e privadas que darão reforço à campanha aberta na última segunda-feira, 4, com o slogan “Verão também é estação do calor humano. Doe sangue”, e que se estenderá até o dia 15, com meta de 300 coletas/dia.
A ação conta com a parceria das Autoescolas Meta e Foca no trabalho de orientação dos veranistas e distribuição de fôlderes educativos sobre a importância da doação, sobretudo do público jovem. Os estabelecimentos de ensino superior e instituições militares são outros importantes parceiros do hemocentro nessa missão de incentivar o ato solidário entre jovens a partir dos 18 anos.
A gerente de Captação de Doadores do Hemopa, assistente social Juciara Farias, informa que desde o dia 4 o hemocentro está recebendo doações de sangue de jovens a partir dos 16 anos, já em consonância com a Portaria Ministerial nº 1.353, que estabelece novos critérios para a doação de sangue no Brasil. “Passamos por adaptações nos procedimentos internos para acolher essa nova demanda de doadores, que deve aumentar em cerca de 14 milhões o número de coletas em todo Brasil”, informou.
A Campanha de Verão está sendo realizada em todas as unidades do Hemopa espalhadas pelo interior do estado, como em Marabá, Santarém, Castanhal, Abaetetuba, Altamira, Tucuruí, Redenção e Capanema. Cada unidade estabelece parcerias com instituições locais que atuam como agentes multiplicadores da doação de sangue.
Para efetuar a sua doação o candidato deve estar bem alimentado. É necessário apresentar documento oficial original e com foto. Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas Aids, Sífilis, Doença de Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sangüínea. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses.
Quem pode doar: candidatos com boa saúde; idade entre 18 anos completos e 67 anos, 11 meses e 29 dias. Também são aceitas doações de candidatos com idades entre 16 e 17 anos, desde que haja o consentimento formal do responsável legal. E, em caso de necessidades tecnicamente justificáveis, o candidato cuja idade seja inferior a 16 anos ou superior a 68 anos somente poderá ser aceito após análise pelo médico do serviço de hemoterapia.
Peso mínimo que o doador deve ter é 50kg. Candidatos com peso inferior só serão aceitos após avaliação médica e desde que respeitados critérios específicos estabelecidos na Portaria 1.353/11.
No ato da doação o candidato, que tanto pode ser homem ou mulher, desde que saudável e na faixa de 18 a 55 anos, também pode fazer o seu registro junto ao cadastro de doação de medula óssea.
Serviço: O Hemopa espera por você na Travessa Padre Eutíquio, 2109. O horário de funcionamento para coleta vai de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, de 7h30 as 12h30. Maiores informações pelo fone: 0800 280 8118.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...