Total de visualizações de página

quarta-feira, julho 27, 2011

HMUE divulga balanço de atendimentos do primeiro semestre de 2011

O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) é referência no atendimento de média e alta complexidade em trauma e queimados, recebendo a demanda de toda a Região Metropolitana de Belém. Administrado pelo Instituto de Saúde Santa Maria/OSS (Idesma) há um ano, o HMUE oferece os serviços mais complexos de saúde nessas duas áreas, realizando cirurgias, internações e atendimentos emergenciais.
Somente no primeiro semestre de 2011 foram realizadas, na unidade, 3.696 cirurgias, o que representa um crescimento de 6,2% em relação ao mesmo período do ano passado. No Pronto Atendimento, a porta de entrada da urgência e emergência do HMUE, foram registrados 10 mil entradas. Desse total, 3.049 pacientes precisaram ficar internados, 135 a mais que no ano passado.
O número de atendimentos reflete Os casos de acidentes de moto também apresentaram alta. Em 2010 foram 905, contra 1.316 em 2011. O mesmo aconteceu com o número de pacientes que deram entrada por queimadura, que passou de 252 para 379 no comparativo com o primeiro semestre de 2010. Os números de atendimento por acidentes de trânsito, outra ocorrência bastante comum no HMUE, acompanharam essa tendência, passando de 1.411 no ano passado, para 1.963 em 2011.
O HMUE tem como uma de suas diretrizes administrativas o atendimento humanizado, condicional estabelecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e conta com uma excelente equipe médica, equipamentos modernos e toda a infraestrutura necessária para o tratamento em média e alta complexidade das vítimas de traumas e queimaduras.
O Governo do Estado está investindo na saúde pública, com ampliação dos serviços, melhoria da infraestrutura da rede hospitalar e ampliação do serviço de hemodiálise, entre outros. No Hospital Metropolitano, os avanços tem sido viabilizadas com o repasse de recursos para a manutenção corretiva de equipamentos, como o de ressonância magnética, parado há dois anos e meio, com retomada do funcionamento prevista para setembro. Está programada, ainda, a revisão do equipamento de tomografia, além da manutenção corretiva dos dois equipamentos de Raio-X, arco cirúrgico e Raio-X portátil.
O parque radiológico passa a ter, a partir de agora, com a gestão do Idesma, um contrato de manutenção preventiva com a empresa Philips, para evitar o desgaste dos equipamentos, que atendem pacientes internados no HMUE e também a demanda de exames estipulados pelo SUS.
Uma nova ambulância também será entregue ao HMUE. O veículo é adaptado com uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) que comporta monitor multiparamétrico, que acompanha todos os sinais vitais do pacientes transportado, desfibrilador para casos de parada cardíaca, respiradores, além de materiais para imobilização e atendimentos de emergência. O diretor geral do HMUE, Pedro Anaisse, explica que a nova ambulância será utilizada para o atendimento de pacientes internados no hospital que necessitam de transferência para hospitais de retaguarda ou para a realização de exames externos.
Já está sendo feita a aquisição de dois equipamentos para o sistema de refrigeração central do hospital, que estava funcionando precariamente, o que garantirá maior conforto tanto para os pacientes quanto para a equipe multiprofissional que atua no HMUE. O valor total desses investimentos chega a R$ 1,3 milhões de reais.
A nova ambulância UTI entregue pelo Governo do Estado é totalmente adaptada para receber equipamentos necessários de unidade de terapia intensiva, como o monitor multiparamétrico, que acompanha todos os sinais vitais do pacientes transportado, desfibrilador para casos de parada cardíaca, respiradores, além de materiais para imobilização e atendimentos de emergência.
Ana Cláudia Martins - Ascom/HMUE

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...