Total de visualizações de página

sexta-feira, julho 29, 2011

Hemopa faz 33 anos e amplia horário de coleta de sangue

Segundo hemocentro inaugurado no Brasil, a Fundação Hemopa completará 33 anos na próxima terça-feira, 2 de agosto. Para comemorar a data, a direção do hemocentro ampliará o horário de coleta de sangue aos sábados, que passará de 7h30 às 12h30, para até às 17h. A comemoração se dará por todo o mês de agosto que, aos sábados, distribuirá camiseta em homenagem a data aos doadores que efetivarem a coleta de sangue, além de lanche especial. A meta será de 150 coletas aos sábados.
O hemocentro faz aniversário enfrentando dificuldades com a insuficiência de oferta de sangue dos tipos negativos e ligeira queda no estoque de outros tipos de sangue em função do veraneio. A situação chegou a interferir no atendimento transfusional da rede hospitalar em julho. No entanto, a direção do Hemopa não mede esforços para reverter o quadro e manter a qualidade dos produtos e serviços oferecidos aos seus usuários ao longo desses 33 anos, com a diversificação de seus produtos, modernização e refinamento do seu modelo de gestão, em respeito ao usuário cidadão.
Responsável pela coordenação da Política Estadual de Sangue do Pará, o Hemopa abastece 218 hospitais conveniados com o Sistema Único de Saúde (SUS), entre eles, grandes emergências, maternidades e UTI's. Hoje a hemorrede paraense é composta por 49 unidades, sendo três Hemocentros Regionais (Marabá, Santarém e Castanhal), cinco Núcleos de Hemoterapia (Abaetetuba, Altamira,Tucuruí, Redenção e Capanema) mais 40 Agências Transfusionais (AT´s), espalhadas pela capital e interior do Estado.
Vinculado à Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa), o hemocentro foi instituído pelo decreto nº 10.741, no dia 2 de agosto de 1978, sob a denominação Fundação Centro Regional de Hemoterapia do Pará (Funepa). Em 1982, ele passou a ser denominado de Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará, através da lei nº 5.840, que a transformou em fundação de direito público. O hemocentro tem uma média diária de 250 doações de sangue e cerca de 300 atendimentos transfusionais. Atualmente, a população doadora voluntária de sangue no Brasil é de 1.9%. No Pará é de 1.7%.
Histórico
Funcionária de carreira, a atual presidente da Fundação, dra, Luciana Maradei fala da satisfação de mais uma vez dirigir a instituição. “O Hemopa é referência de qualidade no Estado e no Brasil. Isso nos orgulha muito. Agradeço e parabenizo antigos e novos servidores pela credbilidade e sucesso da instituição”. O Hemopa não apenas coleta, processa, armazena e distribui o sangue para a rede hospitalar do Estado, como também disponibiliza serviços de atendimento médico para pacientes portadores de doenças hematológicas, através de equipe multidisciplinar com biomédicos, farmacêuticos bioquímicos, odontólogos, fisioterapeutas, fisiatras, enfermeiras, assistentes sociais, psicólogos e pedagogos.
De 2002 até junho deste ano, a instituição efetivou mais de 62 mil cadastros de doação de medula óssea, por meio do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), cuja sede fica no Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Rio de Janeiro. O hemocentro dá suporte ao Programa de Transplantes de Órgão do Governo do Estado com realização de exames pré-transplantes para confirmar compatibilidade tecidual entre receptores e doadores. Esse apoio será estendido ao Programa de Transplante de Medula Óssea, que deverá funcionar no Hospital Ophir Loyola. O Hemopa espera por você na travessa Pe. Eutíquio, 2109. Maiores informações pelo fone: 08002808118.
Vera Rojas - Ascom Hemopa
Hemopa recebe o projeto
"Mãos que ajudam" neste sábado
“Mãos que ajudam” é o nome do projeto que neste sábado, 30, reunirá cerca de 120 mil voluntários em ações sociais em todo Brasil. No Pará, cerca de 100 candidatos à doação de sangue deverão comparecer à Fundação Hemopa para efetivar a doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea. A iniciativa é da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
Com caráter diversificado, o projeto trata de ajuda humanitária e serviço comunitário abrangendo a promoção e apoio para ações de combate à dengue, ajuda aos hospitais públicos, distribuição de kit's para bebês, preservação de locais públicos de lazer e reformas de escolas públicas.
Para a gerente de Captação de Doadores do Hemopa, assistente social Juciara Farias, a parceria com a Igreja de Jesus Cristo potencializa o comparecimento de candidatos à doação de sangue e medula óssea, além de reforçar a importância da participação da sociedade no processo da doação de sangue, por meio do repasse de informações sobre o tema aos participantes do projeto em todo Brasil.
Além do incentivo que iniciativas como essa dão para o reforço do estoque técnico de sangue - em um mês em que normalmente o número de doações caem -, a gerente Juciara Farias destaca, ainda, a ampliação do horário de coleta de sangue aos sábados, que a partir de agosto funcionará de 7h30 às 17h, em vez de 12h30, como acontecia anteriormente.
Quem pode doar sangue: Qualquer pessoa saudável, com idade entre 18 e 65 anos e peso acima de 50 quilos é um doador em potencial. O candidato deve estar bem alimentado. É necessário apresentar documento oficial original e com foto. Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas Aids, Sífilis, Doença de Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sangüínea. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses. Para doar sangue não é preciso estar em jejum. O doador deve estar bem alimentado.
Serviço: O Hemopa espera por você na Tv. Pe. Eutíquio, 2109. Funcionamento para coleta: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados de 7h30 as 12h30. Maiores informações pelo fone: 0800 280 8118.
Vera Rojas - Ascom/Hemopa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...