Total de visualizações de página

quinta-feira, julho 07, 2011

Hemopa convoca portadores de sangue raro a fazer doações

S.O.S SANGUE
URGENTE!
O Hemopa deverá priorizar o atendimento transfusional de urgência e emergência se persistir a insuficiência de sangue dos tipos negativos no estoque do hemocentro, que enfrenta um déficit técnico para atender satisfatoriamente a demanda transfusional de 218 hospitais paraenses, sendo que somente em Belém são quase 90. A situação agravou-se com a chegada do período de férias, quando boa parte da população se desloca para os balneários do Estado, reduzindo em quase 30% o número de comparecimentos de candidatos à doação.
O Hemocentro aproveita a oportunidade da campanha do veraneio, que começou dia 4 e se estenderá até o dia 15 deste mês, com a meta de 300 coletas/dia, para revitalizar o “Clube de Doadores Raros”, que atualmente congrega apenas 975 voluntários, acionados quando há necessidade de transfusão sanguínea dos respectivos tipos de sangue negativos. O clube existe desde 1994 e precisa elevar o número de voluntários em pelo menos mais 15%, como informou a gerente de Captação de Doadores do Hemopa, assistente social Juciara Farias.
De acordo com ela, o tipo de sangue mais comum entre a população brasileira é O Positivo, que ocorre em 55% na população brasileira, seguido do A Positivo, com 27%.
O sangue tem sua classificação em grupos com a presença ou ausência de um antígeno na superfície das hemácias. Os grupos mais importantes são: ABO e Rh (+ e -). A incidência desses grupos varia de acordo com a raça por tratar-se de fator hereditário. No caso de transfusão, o ideal é o paciente receber sangue do mesmo tipo que o seu. A incidência dos tipos de sangue Negativo na população são: O (4%), A (2,5%), B (1%) e AB (0,5%).
A ação estratégica de julho também prevê o aumento do número de inscritos no cadastro de doadores de medula óssea. Referência do serviço desde 2002, o Hemopa já enviou mais de 63 mil cadastros ao Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), mantido pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Rio de Janeiro, cuja lista é consultada por pacientes que precisam encontrar doadores compatíveis fora do círculo familiar, ou seja, doadores não aparentados.
“Hoje o hemocentro dispõe de sistema integral de informatização que permite ao candidato à doação de sangue, se quiser, também coletar amostra para cadastro de doação de medula. Tudo ao mesmo tempo. Basta querer ser solidário”, sugeriu Juciara Farias.
Quem pode doar sangue: Qualquer pessoa saudável, com idade entre 18 e 65 anos e peso acima de 50 quilos é um doador em potencial. O candidato deve estar bem alimentado. É necessário apresentar documento oficial original e com foto. Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas Aids, Sífilis, Doença de Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sangüínea. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher, a cada três.
Serviço: O Hemopa espera por você na Tv. Pe. Eutíquio, 2109. O funcionamento para coleta de sangue vai de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, de 7h30 as 12h30. Maiores informações pelo fone: 0800 280 8118.

Vera Rojas - Ascom/Hemopa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...