Total de visualizações de página

quarta-feira, julho 27, 2011

Festival de Verão se despede de Belém com roda de carimbó

O 5º Festival Cultura de Verão se despediu de Belém nesta quarta-feira (27). No Píer das Onze Janelas, Mestre Juvenal e o grupo Fogo Fagô, além dos grupos de carimbó Mundé e Som de Pau Oco, deram o tom da noite. A programação teve ainda cinema e moda. No último fim de semana do mês das férias, o evento vai para Marabá, no sudeste paraense, para se juntar ao tradicional festival de música da cidade.
A programação começou às 19 horas, com a exibição dos curtas “Nossa Senhora dos Miritis”, de Andrei Miralha, e “Mãos de Outubro”, de Vitor Souza Lima. Os filmes puderam ser vistos na parede da Casa das Onze Janelas, com a organização do Instituto de Artes do Pará (IAP).
Em seguida, o Mestre Juvenal e os músicos do Fogo Fagô iniciaram a grande roda de carimbó no Píer. Entre as canções, “Guarapé”, vencedora como melhor canção no 2º Festival Cultura de Música, ano passado. No intervalo dos shows, o coletivo de moda Caixa de Criadores apresentou um pouco da produção local.
Em seguida, a segunda atração da noite, o grupo de carimbó Mundé, que tocou as sonoridades surgidas a partir do batuque curimbó (instrumento de percussão típico do ritmo). Surgido no Espaço Cultural Coisas de Negro, em Icoaraci, em 2003, o grupo é formado por Nêgo Ray (curimbó e voz), Jorge Furtado (guitarra), Anderson Salgado (contrabaixo), Luizinho Lins (banjo e pau elétrico), Welto Ferreira (caixa, bongô e prato), Klewer dos Santos (maracás e efeitos) e Eduardo Sentapéia (percussão).
Por último, o grupo de carimbó Som de Pau Oco, que recebeu a cantora Gabriella Florenzano, da banda Álibi de Orfeu, fechou a noite no Píer. Formado por músicos profissionais, professores, pesquisadores, compositores e alunos de música, o Som de Pau Oco começou em um encontro de amigos e logo se tornou um dos grupos mais expressivos e atuantes na cena para valorização do ritmo.
Seguindo uma linha de composição coloquial , espontânea, alegre e, por vezes, jocosa, as canções do Som de Pau Oco falam do cotidiano urbano, como também da diversidade temática presente nas histórias, casos e lendas da região Norte. “São todas composições autorais”, disse o vocalista e percursionista Ricardo Aquino.
Nesta sexta-feira (29), a programação do 5º Festival Cultura de Verão – promovido pelo governo do Estado – chega a Marabá, com shows de Fafá de Belém e Osvaldo Montenegro. O evento, coordenado pela Rede Cultura de Comunicação, acontece junto com o XVI Festival da Canção de Marabá, que vai domingo (31), pela primeira vez com transmissão ao vivo da Rádio Cultura FM.
Amanda Engelke – Secom

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...