Total de visualizações de página

domingo, julho 31, 2011

ENTREVISTA: Narjara Turetta: ‘Se as coisas não derem certo, volto a vender água de coco sem problema’

Fonte: G1
Nos últimos anos até era possível ver Narjara Turetta na televisão, mas ainda faltava um personagem que permitisse explorar todo o seu talento. Talvez por ter tornado pública sua dificuldade financeira – ela teve de sustentar vendendo água de coco na rua por um bom tempo -, demorou para que um autor enxergasse que estava ali uma atriz que podia servir mais do que como simples “escada” para outras estrelas. Afinal, Narjara começou cedo: teve um papel marcante em “Malu Mulher” (1979), atuou na cultuadas “Amor Com Amor Se Paga” (1984), “Baila Comigo” (1981), “Selva de Pedra” (1986) e ”O Salvador da Pátria” (1989). A sorte mudou quando Walcyr Carrasco, via Twitter, avisou-lhe que teria um papel em “Morde & Assopra”. Resultado: nas últimas semanas, Lílian tem emocionado os espectadores ao dar uma lição de vida a filha, vivida por Marina Ruy Barbosa, que até então era só uma patricinha mimada. Feliz da vida com o atual momento, Narjara conversou com a coluna.
IG: Você devia esperar há muito tempo por uma personagem como a Lílian, não?
NARJARA TURETTA: Eu queria muito uma personagem maior, mas por estar afastada há algum tempo tentava não criar tanta expectativa. Para mim, o que viesse seria lucro! Mas não poderia estar mais feliz. Porque, além do Walcyr Carrasco acreditar em mim, ele me deu um presente. Lílian é uma personagem super bacana, densa, difícil, com uma carga emocional grande. Então a comemoração é dupla. Para mim, já era um grande presente estar na novela!
IG: Esperava que a personagem crescesse tanto?
NARJARA TURETTA: Não tinha noção de que ganharia um espaço tão grande na trama. Só sabia que a personagem teria um segredo e fiquei quietinha até ele ser revelado, mas não imaginava que ela fosse cair nas graças do público dessa maneira. Tem sido ótimo.
IG: Ao mesmo tempo em que você parece feliz, sua vida na novela tem sido uma tristeza. Você não para de chorar! Tem alguma preparação especial para estas cenas?

Narjara: "Sempre tiver a certeza de que voltaria à TV"
NARJARA TURETTA: Ah, mas é gostoso, porque na vida real eu não estou chorando. Pior era quando estava chorando na vida real! (risos). Tem acontecido uma coisa ótima nas gravações: me emociono no lugar da Lilia, a personagem me emociona mesmo. Raramente isso me acontecia. A humilhação dela, o sofrimento dela, me leva a isso. Antigamente, eu tinha esse truque de recorrer à memória emotiva, pensar em algo triste da minha vida e transpor para a personagem. Mas as cenas da Lílian são tão boas, tão sensíveis e bem escritas que não preciso disso! Sem falar que é tão bacana contracenar com Marina Ruy Barbosa e a Elisabeth Savalla! Outro dia, numa gravação, eu chorava de soluçar. Chorava tanto que uma hora a Savalla me mandou engolir o choro! (risos). É muito bacana me divertir com meus colegas.
IG: As pessoas têm te abordado mais por causa da novela?
NARJARA TURETTA: Eu tenho uma vida normal, faço supermercado, vou à loteria como qualquer um, mas sabe que agora tá difícil? (risos). As pessoas me param, falam comigo no supermercado. Antes de a Alice (Marina Ruy Barbosa) descobrir que eu era mãe dela me paravam e ficavam mandando contar o segredo de uma vez. A resposta tem sido muito bacana, até agora me surpreendo.
IG: Já conhecia a Marina Ruy Barbosa?
NARJARA TURETTA: Conheci a Marina num prêmio que acontece todo ano e nessa época ela estava indicada. Tinha somente 9 anos, era pequenininha!Engraçado que a mãe dela me viu na porta, falou que era minha fã e me apresentou a ela dizendo assim: “Ah, minha filha ela é uma ótima atriz, começou pequenininha como você”. Fizemos uma foto juntas e naquele tempo Marina batia na minha cintura. Até brinquei com ela: “Quem sabe um dia a gente não faz mae e filha?”. Acabei profetizando! E encontrei ela outros anos no mesmo prêmio, temos três fotos juntas.
IG: Vê semelhanças entre a sua carreira e da Marina, que começou cedo como você?
NARJARA TURETTA: Acho que tem alguma semelhança, sim, mas a Marina está tendo mais oportunidades do que tive. Quando comecei era outra época, mas lembro que fiz uma personagem maravilhosa, chamada Bel, em “Amor Com Amor Se Paga”, quando tinha uns 17 anos e ficava tentando seduzir o Edson Celulari. A Elisa de “Malu Mulher” também foi importante, eu tinha uns 12 anos.
 IG: Tem algum erro que você cometeu que aconselharia Marina a não cometer?
NARJARA TURETTA: Acho que ela não corre esse risco, porque a família é super pé no chão e ela é muito light, muito centrada. Meu único erro foi não ter tido um bom empresário, e essa prática não era muito comum na época. Se tivesse alguém que tivesse batalhado por mim talvez tivesse trabalhado mais. Mas, fora isso, não cometi nenhum deslize que tenha motivado eu não ter sido chamada. Não tenho muito do que me arrepender.
IG: As pessoas devem lembrar muito do tempo em que você vendia água de coco…
NARJARA TURETTA: Há algum tempo comecei a escrever um livro em que vou falar sobre carreira e tudo mais. Não me envergonho desse período, mas é um tempo que espero que não volte mais, porque era um trabalho duro, braçal. Minhas mãos ficaram cheias de calo. Não é somente sentar num cantinho e servir, é trabalho pesado. Mas foi desse trabalho que eu e minha mãe conseguimos tirar nosso sustento. Tenho muito orgulho disso. Não dava pra viver bem, mas dava pra pagar as contas. E pelo menos eu era dona do meu nariz, dava pra conciliar com outras coisas. Um emprego numa loja, por exemplo, não me permitiria continuar batalhando a minha carreira, fazer uma dublagem, um teste.
IG: Teve medo de não voltar mais a trabalhar como atriz?
NARJARA TURETTA: Sempre tive certeza que minha volta à carreira de atriz iria acontecer, só não sabia quando. Acredito muito em Deus. E o mais legal é que dessa vez foi um milagre via Twitter. Não conhecia o Walcyr Carrasco, não pedi pela personagem e aconteceu de um jeito muito bacana. Foi assim: ele não me seguia, mas eu seguia ele e às vezes falava um “oi”. Aí um dia desejei boa noite e ele respondeu que em breve eu teria uma surpresa. Fiquei feliz da vida! Creio que tudo concorre para aqueles que amam a Deus, nunca perdi a fé.
IG: O que você fez com o carrinho de água de coco?
NARJARA TURETTA: Ele está guardadinho, bonitinho. Vou esperar para ver o que vai acontecer. Se as coisas se encaminharem bem, pretendo doar. Afinal, ele me foi doado, quero fazer o bem a quem precise. Mas se por acaso as coisas não derem certo agora, volto a vender a coco sem problema nenhum. Mas espero muito que isso não aconteça. (risos).
IG: Voltando a “Morde & Assopra”, acha que a Lílian ainda vai sofrer muito nas mãos da Minerva (Elisabeth Savalla)? Que fim você espera para a personagem?
NARJARA TURETTA: Eu acho que não seremos vítimas da Savalla por muito tempo e acho que ainda tem coisas para acontecer que ainda vão surpreender o público, mas não vou contar, claro. (risos). Acho que esse é um momento de redenção para a Alice e ela pode ficar mesmo junto com o Guilherme (Klebber Toledo). Para mim o personagem dele não vale o que come de tão ruim, mas é uma chance de redimir o garoto. E, se eles ficarem juntos mesmo, espero que a Lílian esteja no altar linda e orgulhosa da filha. Mas, cá entre nós, por mim os dois vilões iam pra cadeia juntos, mas isso já é com o Walcyr! (risos)

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...