Total de visualizações de página

sexta-feira, julho 08, 2011

CURTINHAS E IMPORTANTES

Consultora ministra no
São José Liberto
workshop para
criação de coleção de joias

A jornalista e consultora de moda Cristina Franco ministra em Belém, no período de 12 a 15 de julho, um workshop destinado à criação da coleção de joias e acessórios “Sustentabilidade e Design Amazônico”, que será lançada na Casa Cor Pará, em setembro próximo. O evento reunirá profissionais vinculados ao Polo Joalheiro do Pará e estudantes de Design, e acontecerá no auditório do Espaço São José Liberto, de manhã e à tarde.
Durante o workshop, Cristina Franco e a designer Mônica Carvalho coordenarão o processo de criação das peças, integrantes de uma coleção temática de joias, manualidades, adornos e acessórios de moda, a partir da utilização de recursos naturais e iconográficos da cultura amazônica, e em especial os traços e simbolismos da cultura indígena. “Vamos produzir uma coleção de joias e acessórios com linguagem contemporânea”, ressalta Cristina Franco.
A programação terá ainda a participação de profissionais que utilizam materiais alternativos, como a fibra do tururi, resinas vegetais e madeira, na joalheria artesanal paraense e em bolsas, cintos, colares e demais acessórios. Os “cases” serão apresentados por Rosa Leal, Paulo Tavares e Fábio Alves, Virgílio Moura, Argemiro Muñoz e o artesão Duda Gonçalves Saldanha.
Interrupção de água
e energia no Coqueiro
Em função da realização de serviços de manutenção na rede de distribuição de energia elétrica, a cargo da concessionária Celpa, no setor Coqueiro (Cabanagem), a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) interromperá neste sábado (09), das 7h45 às 13h45, o fornecimento de água, no mesmo horário, nos bairros Cabanagem e Una, e em algumas áreas do Coqueiro, Parque Verde e Mangueirão. Nos locais afetados pela interrupção residem cerca de 30 mil pessoas.
Recém-nascida encaminhada
à Santa Casa ainda
inspira cuidados
A Santa Casa informa que o estado de saúde da recém-nascida Ana Paula Pereira de Oliveira, que deu entrada na noite da última quarta-feira, 6, na UTI Neonatal do hospital, é gravíssimo. A criança estava sendo transportada do município de Capitão Poço, nordeste do estado, para Belém para receber cuidados médicos, quando a ambulância que a conduzia se envolveu em um acidente na Av. Pedro Miranda, bairro da pedreira. Os médicos que acompanham o caso informam que a bebê, nascida de mãe com deslocamento de placenta, recebeu tratamento na Santa Casa e se encontra hemodinamicamente instável, mantida sob ventilação mecânica.
Prevenção nos ônibus
de piqueniques
No último final de semana foram conferidos 175 ônibus lotados de banhistas que se deslocam ainda na madrugada para passar os domingos na praia do Atalaia e lago da Coca-cola, em Salinópolis. No dia 10 de Julho, o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil Estadual realizarão blitz educativa e preventiva para distribuição de pulseiras e panfletos no interior dos ônibus de piquenique, devido ao grande número de veículos programados nos fins de semana. A ação terá o apoio da PMPA/ Cia Independente de Salinópolis.
Canal São Joaquim
recebe novos pontos
de iluminação
As obras de implantação de 61 novos pontos de iluminação no canal São Joaquim, no trecho que vai da passagem Sol Nasce Para Todos à Avenida Júlio César, foram concluídos na última quarta-feira (06), pela Prefeitura Municipal de Belém (PMB). A via possui mais de dois quilômetros de extensão e nunca recebeu o serviço pela falta de posteamento no local.
A ampliação do serviço de iluminação pública só foi possível após parceria uma firmada entre Prefeitura e Rede Celpa. A concessionária de energia entrou com a parte de instalação de 61 postes e a PMB com as luminárias, compostas por lâmpadas em vapor de sódio de 250 watts.
Antes da execução das obras, a escuridão tomava conta da área e quem precisava fazer o percurso de noite sofria com o risco de assalto. Para amenizar a situação, a PMB por consecutivas vezes instalou refletores ao longo do trajeto, mas seus equipamentos sempre foram furtados.
Até a próxima quarta-feira (14), o Município deve iniciar obras de substituição de todas as luminárias do canal, da Travessa Barão do Triunfo a Passagem Sol Nasce Para Todos. O serviço deve ser concluído em 30 dias.

Texto: Cristiane Paiva

Professores recebem
capacitação em Libras
Termina nesta sexta-feira, 8, a capacitação em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) ofertada a um grupo de 50 docentes e 20 alunos de Licenciatura da rede pública de ensino estadual e municipal de Capanema, Curuçá e Castanhal. A iniciativa faz parte do projeto de Formação Continuada para Professores, oferecida pelo pelo Governo do Estado do Pará - por meio da Fundação Curro Velho. A capacitação está sendo ministrada na Casa da Linguagem, pela professora da Universidade do Estado do Pará, Marilene Marques. Libras é a linguagem utilizada pelos surdos-mudos na maioria dos centros urbanos brasileiros, e foi reconhecida como lei pelo Decreto de 22 de dezembro de 2005, que garantiu sua inclusão nos sistemas educacionais brasileiros.

Andreza Gomes - Ascom Fundação Curro Velho

Nota de pesar da Secult
- Falecimento –
Billy Blanco
A Secretaria de Cultura do Pará (Secult) expressa seu pesar pelo falecimento do músico Billy Blanco, um dos maiores compositores da Música Popular Brasileira. Deixa alguns sambas antológicos, onde a ironia e o humor se sobressaem, como todo bom sambista da História da MPB. "Apesar da morar há tantos anos fora do Pará, nunca perdeu a sintonia com a cultura e o valores da terra. Vou procurar homenagear a sua despedida com uma gravação histórica que possa honrar o seu nome", declarou o Secretário de Estado de Cultura, Paulo Chaves Fernandes.
Secretaria de Projetos
Estratégicos apóia
implantação de multinacional
Representantes da empresa Rexam, uma das líderes mundiais em embalagens para consumo, esteve na manhã desta quinta-feira (7) na Secretaria de Projetos Estratégicos para uma conversa com o Secretário Adjunto David Leal, confirmando a compra de um terreno de 311mil m² em Benevides, a fim de iniciar a implantação de uma filial no Estado do Pará.
A empresa, que movimenta cerca de 4,9 bilhões de libras por ano no mundo, fará do município paraense o polo de distribuição para o mercado do Norte e Nordeste. Nesta segunda visita à secretaria, Renato Melo, Gerente de Saúde, Meio Ambiente e Segurança da empresa, confirmou ao secretário adjunto as intenções de iniciar as obras ainda em agosto deste ano e, de acordo com o cronograma da multinacional, ter o início da produção em junho de 2012.
A Sepe, que é uma interlocutora na captação de empresas para o Estado através da sua Diretoria de Apoio ao Comércio Exterior – Dcomex, vê com bons olhos a implantação da Rexam no Pará, pois a perspectiva de geração de emprego é muito boa para a população paraense. Segundo Paulo Mota, Diretor de Desenvolvimento Organizacional da Rexam na América do Sul, “serão cerca de 115 empregos diretos gerados pela empresa e aproximadamente mais 500 empregos indiretos após sua implantação”.
A nova unidade que será implantada no Estado será a 11ª filial da empresa no Brasil e tem previsão de produzir 1,2 bilhões de latas para bebidas por ano para atender o mercado Norte/Nordeste. Boa parte da área comprada pela empresa também será reflorestada, mostrando a preocupação do empreendimento com o meio ambiente e o compromisso com a população paraense. “Através do plantio de árvores, a Rexam irá recuperar grande parte da área adquirida”, ressalta Renato Melo.
Andréa Amazonas - Ascom Sepe
Defensor Público Geral
ministra palestra
para novos servidores
O Defensor Público Geral, Antônio Roberto Cardoso, ministrou na tarde da última quarta-feira, 6, no auditório do prédio-sede do órgão, a palestra “Audiência Pública e Orientação Jurídica como instrumento de Conciliação”, com o objetivo de esclarecer e orientar essa prática aos novos defensores públicos. De acordo com ele, a orientação jurídica e a audiência pública são formas de resoluções extrajudiciais de conflitos, porém uma no aspecto individual e a outra no aspecto coletivo. A palestra faz parte do IV Curso Preparatório para os Defensores Públicos aprovados no Concurso nº 143-2009.
Sobre a orientação jurídica, Cardoso explicou que é uma atividade permanente que procura estabelecer a orientação legal para a tomada de decisão, bem como informar a parte acerca de seus direitos e obrigações. “O principal objetivo dessa prática é prevenir conflitos e evitar a demanda judicial, além de ser fundamental para o primeiro contato com o assistido, visto que, poderá tomar uma decisão”.
Antônio Cardoso também destacou a importância da objetividade do Defensor Público na orientação jurídica, buscando saber quais os fatos que geraram a disputa, as normas jurídicas, as resoluções possíveis, as consequências e as provas. “É uma atividade permanente do defensor público que está na Lei 132 e é essencial sempre conferir e seguir a legislação”.
Já a audiência Pública é uma das formas de participação e controle popular da administração pública, buscando averiguar e comprovar os dados necessários às tomadas de decisão. “É muito importante porque tem um papel educativo fundamental para a população saber seus direitos, além de ser uma forma de descentralizar as formas de atuação das autoridades públicas”.
O Defensor explicou, ainda, que a audiência pública deve ser efetivamente de interesse público, quando estiverem em foco direitos coletivos, como por exemplo, questões de meio ambiente, licitações, concessões e permissões, além de conter o devido processo legal, publicidade, oralidade, participação do público, impulso oficial e instrução processual.
Suzianne Corrêa - Ascom Defensoria Pública do Estado
Comitês estaduais
recepcionarão
veranistas em
Mosqueiro e Salinas
MOSQUEIRO
O Governo do Estado montou uma megaoperação de recepção para dar as boas vindas ao veranistas que buscarem as praias de Mosqueiro e Salinas neste final de semana. No pórtico de entrada para a ilha de Mosqueiro e na estrada que dá acesso ao balneário de Salinas haverá postos dos órgãos de Segurança, Saúde, Cultura e do Programa Pró-Paz. As atividades começam às 7h30.
Os veículos da imprensa poderão colher maiores informações sobre esta ação do governo junto ao Comandante do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Coronel Luiz Cláudio Sarmanho da Costa, que estará a postos na barreira de Salinas, e ao secretário estadual de Segurança Pública, Luiz Fernandes, que receberá a imprensa no pórtico de Mosqueiro.
Órgãos do Estado terão
expediente alterado nas
sextas-feiras de julho
Durante o mês de julho, o atendimento ao público em alguns órgãos da administração direta e indireta do Estado sofrerá alterações. Na Universidade do Estado do Pará (Uepa) o expediente será normal em todos os departamentos, sendo que nos dias 8, 15 e 22 o horário de trabalho será das 8h às 12h. No dia 29, o expediente será facultado. Na Pró-Reitoria de Gestão e Planejamento (Progesp), o expediente será normal durante o mês de julho, das 8h às 14h para atendimento ao público. Apenas nos dias 8, 15 e 22 ele será encerrado ao meio dia, sendo que na última sexta-feira do mês, dia 29, o expediente será facultado.
No Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (Iasep) também haverá mudanças no atendimento ao público feito na sede do órgão, que encerrará às 13h. O expediente interno permanece até às 14h, mas para ser atendido o segurado precisa estar no órgão até às 13h. A sede está localizada na Tv. Dom Romualdo Seixas, 1563, no Umarizal.
Na “Central dos Segurados” (Av. João Paulo II, 277), os servidores do Iasep estarão atendendo em regime de escala. Vale ressaltar que o atendimento médico, a liberação de exames e as internações não serão prejudicados. O plantão na Central de Leitos não sofrerá alteração e continuará atendendo pelos telefones (91) 3366-6102 e 3366-6114.
Cohab atualiza
pagamento de
auxílio moradia
A diretoria da Cohab está realizando nesta sexta-feira, 8, o pagamento do auxílio moradia das famílias que foram remanejadas pelas obras do PAC (Programa de Aceleração e Crescimento) dos empreendimentos do Tucunduba e Perimetral, que estavam em atraso. Serão beneficiadas  610 famílias ao todo. Na próxima semana receberão o auxílio, as famílias remanejadas da área do Riacho Doce III, Pantanal e Pratinha.
CEF e Cohab entregam
Residencial Paulo Fontelles
A Caixa Econômica vai entregar, neste sábado, 9, o residencial Paulo Fontelles II. Um empreendimento executado em parceria com a Companhia de Habitação do Estado (Cohab), que na ocasião será representada pelo diretor de Planejamento, Amaro Klautau.
Esse é o primeiro empreendimento concluído no Pará do Programa Minha Casa Minha Vida, na modalidade até três salários mínimos. Todo o projeto arquitetônico do Residencial foi feito pela equipe da Cohab, incluindo infraestrutura e urbanização.
O residencial é composto de 224 apartamentos, com 37 metros quadrados de área útil, contendo sala, cozinha, banheiro, e dois quartos. A Caixa foi responsável pelo financiamento da obra e sua fiscalização.
Workshop de Geração

de Produtos: Design,
Manualidades e Joias
A jornalista e consultora de moda Cristina Franco ministra em Belém, no período de 12 a 15 de julho, um workshop destinado à criação da coleção de joias e acessórios “Sustentabilidade e Design Amazônico”, que será lançada na Casa Cor Pará, em setembro próximo. O evento reunirá profissionais vinculados ao Polo Joalheiro do Pará e estudantes de Design, e acontecerá no auditório do Espaço São José Liberto, de manhã e à tarde.
Durante o workshop, Cristina Franco e a designer Mônica Carvalho coordenarão o processo de criação das peças, integrantes de uma coleção temática de joias, manualidades, adornos e acessórios de moda, a partir da utilização de recursos naturais e iconográficos da cultura amazônica, e em especial os traços e simbolismos da cultura indígena. “Vamos produzir uma coleção de joias e acessórios com linguagem contemporânea”, ressalta Cristina Franco.
A programação terá ainda a participação de profissionais que utilizam materiais alternativos, como a fibra do tururi, resinas vegetais e madeira, na joalheria artesanal paraense e em bolsas, cintos, colares e demais acessórios. Os “cases” serão apresentados por Rosa Leal, Paulo Tavares e Fábio Alves, Virgílio Moura, Argemiro Muñoz e o artesão Duda Gonçalves Saldanha.
Operação “Defesa
Civil vai à praia”
orienta banhistas
A Coordenadoria de Defesa Civil do Estado do Pará pela primeira vez participa da “Operação Verão” que pretende levar segurança e tranquilidade aos veranistas. A programação, que teve início no dia 1º, vai se estender até o final do mês nas principais praias do Pará. “Estamos desenvolvendo uma das fases de Defesa Civil que é a preventiva, com ações de orientações sobre segurança global aos veranistas, com ênfase o cuidado com o meio ambiente. Vistorias de possíveis áreas de riscos em conjunto com outros órgãos do governo estadual e municipal serão realizadas em locais de grande concentração de público”, destaca o Coordenador Adjunto da Defesa Civil, Tenente Coronel Augusto Lima.
De acordo com Augusto Lima, a Defesa Civil estará com 56 técnicos, entre civis, praças e oficiais, que trabalharão parar tornar o veraneio mais seguro, com o intuito de despertar na população a percepção de risco e prevenir ações adversas que possam colocá-los em vulnerabilidades. Outra iniciativa da Defesa Civil na operação é a fixação de placas com os horários da preamar e baixamar nas principais praias. “É muito comum vermos, por exemplo, em Salinas, os carros ficarem em área de risco e até mesmo serem invadidos pelas águas do mar. Com a tábua das marés a gente pretende indicar os horários de riscos, tentar minimizar e até mesmo acabar com este tipo de ocorrência”, ressalta o coordenador.
As principais orientações da Defesa Civil neste verão vão para o excesso de bebidas alcoólicas, com as crianças, respeito ao meio ambiente, alimentação, orientações dos Guarda-Vidas para os banhistas, tábua de marés, clima e temperatura. No primeiro final de semana foram distribuídos folderes com orientações de segurança e pulseirinhas de identificação para as crianças nas praias de Salinas. A programação durante os finais de semana de julho ainda se estenderá às praias de Marudá, Ajuruteua, Souré, Salvaterra, Salinas, Marabá e Santarém.
Serviço:
Para orientação ou denúncia, telefones 193, 190 ou 4006-8387
Marés para dias 8, 9 e 10 de julho
BELÉM – MOSQUEIRO - SALINÓPOLIS
SEX08/07/201 - 104:233.003:243.206:410.9
 10:470.709:530.612:304.4
 16:413.015:543.019:001.0
 23:130.722:040.700:584.5
SÁB09/07/2011 - 05:343.004:233.107:361.0
 12:210.710:510.713:304.2
 18:002.817:022.919:581.2
DOM10/07/2011 - 00:190.823:020.802:004.3
 06:383.005:263.108:451.1
 13:320.612:110.714:454.0
 19:082.818:192.9 

Roger Teixeira - Ascom Corpo de Bombeiros

Cosanpa promove
campanha de economia
e conscientização
durante o verão
Estimular o uso consciente da água tratada é um dos grandes desafios da campanha de verão deslanchada pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa). A partir daí, a empresa quer ampliar o combate ao desperdício através do trabalho educativo. As ações serão concentradas durante o mês de julho nas regiões turísticas do Estado, aproveitando o grande número de pessoas que costuma frequentar essas áreas nesse período, para aproximar o cliente e melhorar o serviço de abastecimento.
Os grandes parceiros da empresa na luta contra o desperdício de água são os hidrômetros. Os equipamentos são seguros e fazem a medição do volume de água consumido. Desta forma, o cliente acaba pagando apenas o equivalente ao seu consumo. Segundo o engenheiro Fernando Martins, diretor de mercado da Cosanpa, 45% da água captada e tratada pela Companhia são desperdiçados. Entre cinco pessoas, o consumo acima de 20 mil litros de água, por mês, pode representar desperdício.
Os hidrômetros estão sendo instalados na Região Metropolitana de Belém (RMB) e em algumas regiões do interior do Estado. Os novos equipamentos estão equipados com uma caixa de proteção que proporciona mais segurança e confiança. As residências das regiões turísticas apresentam um grande índice de desperdício de água tratada e elevada inadimplência. Os proprietários, geralmente, pagam as contas de água somente no mês de julho, período em que mais utilizam o serviço.
As equipes da Cosanpa estarão nos grandes balneários durante o mês, realizando trabalhos educativos e verificando a ocorrência de pendências financeiras que, caso sejam detectadas, as equipes vão entrar em contato para negociar os débitos. As dívidas podem ser parceladas e pagas, até mesmo, em conjunto com a própria conta de água. Os clientes devem regularizar a situação financeira junto à Companhia, a fim de evitar a suspensão do serviço de abastecimento de água. Nos balneários, a Cosanpa vai estar com atendimento em horário especial, inclusive aos sábados.

Ascom/Cosanpa
Delegacia da Mulher
 prende acusado
de estupro de
vulnerável em Tucuruí
A Divisão Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) do Município de Tucuruí – sudeste paraense - prendeu na última segunda-feira, 4, na Região das Ilhas, dois acusados da prática do crime de estupro de vulnerável. A operação foi coordenada pela Delegada Juliana Cavalcante, com o apoio dos investigadores Sérgio Ricardo e Regivaldo Menezes. Os presos são Antonio Barbosa Pereira e Jurandir Coelho da Silva.
A prisão preventiva de Antonio Barbosa Pereira estava decretada desde abril, em virtude do acusado não ter se apresentado após a citação no processo penal. Porém, apenass em meados do mês de junho foram obtidas informações sobre seu paradeiro. O crime cometido por Jurandir Coelho da Silva impressionou mais, comenta a delegada Juliana Cavalcante, “pois além de ter estuprado suas duas enteadas, acabou engravidando uma delas, que teve parto prematuro e quase veio a óbito, pois o acusado se recusou a encaminhá-la para atendimento médico, por receio de ser descoberto como pai da criança”, diz.
Desde o início do ano, a Deam de Tucuruí tem cumprido 100% dos mandados de prisão preventiva decretados, o que revela o comprometimento da equipe policial em resguardar a saúde das vítimas, eis que em todos os casos, os acusados, na condição de padrastos ou pais das ofendidas, tinham facilidade em entrar em contato com as crianças e, novamente, praticar os crimes.
Aycha Nunes - Ascom Polícia Civil

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...