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sexta-feira, julho 08, 2011

Comunicação do Governo do Pará é exemplo para projeto nacional

Antônio Neto, diretor de comunicação
institucional da Secom, destacou a
utilização do blog Pará Responde como
canal de interatividade com a população
Considerado um modelo de sucesso, o projeto de comunicação utilizado pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), está servindo de base para a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que está buscando em todo o Brasil os melhores projetos em órgãos públicos e privados, a fim de criar sua política nacional de comunicação.
O relações públicas que está coordenando esse levantamento na Região Norte, Vinícius Kuromoto, conheceu nesta sexta-feira, 9, todas as ferramentas utilizadas pelo Governo para prestar contas e informar a população sobre suas ações e serviços. “O Pará está muito a frente da maioria dos estados brasileiros em relação a essa política de comunicação integrada, que congrega mídias sociais, portal de notícias e outros formatos de mídia”, ressaltou Kumoroto.
“Acompanhando as mídias sociais do Governo notamos uma regularidade grande no serviço e a comunicação efetiva com os cidadãos. Foi o que mais nos chamou atenção”, afirma. A intenção da Embrapa é consolidar-se, por meio da Comunicação, na Era Digital, informou Vinícius. Segundo o relações públicas, um grupo de trabalho foi formado em todo o país para reunir os cases de sucesso e definir um manual de comunicação para todas as 46 regionais da empresa.
Informação e prestação de
 contas nos canais do Governo
O relações públicas da Embrapa, Vinícius Kuromoto, conheceu a
estrutura da Secretaria de Comunicação (Secom)
Desde o dia 1º de janeiro, quando o governador Simão Jatene assumiu a gestão, os cidadãos dispõem de vários canais de comunicação para se informar sobre as ações estaduais, tirar dúvidas, enviar sugestões e buscar serviços e os seus direitos.
O diretor de comunicação institucional da Secom, Antônio Neto, destacou a utilização do blog Pará Responde (www.pararesponde.pa.gov.br), que é um dos canais diretos do Governo do Pará com a população. “Por meio do Pará Responde nos respondemos qualquer dúvida da população com recursos multimídia. O cidadão manda o seu questionamento, nós encaminhamos para o órgão estadual responsável e, então, produzimos um vídeo, um áudio ou um texto sanando a dúvida. A resposta é encaminhada para o Twitter e o e-mail da pessoa, que tem a oportunidade de compartilhar essa informação com os seus contatos”, explicou Neto.
O modelo de comunicação paraense conta ainda com o Twitter Oficial do Governo (@GovernoPara), com o portal de notícia da Agência Pará (www.agenciapara.com.br) e com o canal do You Tube (www.youtube.com/agenciapara), com vídeos do Pará Responde e da agência de notícias. Em eventos específicos, a população tem acesso também a host sites exclusivos, com todos os detalhes de determinando evento. Um exemplo deste serviço foi o host site criado para o Terruá Pará 2011.
De acordo com Antônio, o governo segue o modelo de Internet 2.0, no qual há troca de informações e interação direta entre dois interlocutores, neste caso o Governo do Pará e os seus cidadãos.   

Thiago Melo – Secom

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