Total de visualizações de página

sexta-feira, julho 29, 2011

Combate à criminalidade é intensificado em Marituba



O sistema de segurança pública do Pará deflagrou em Marituba, na manhã desta sexta-feira, 29, a operação ‘Marituba Segura’ em três bairros do município da Região Metropolitana de Belém. O objetivo da ação, que teve a participação de mais de 100 policiais das polícias civil e militar, é de ocupar diversas áreas da cidade, intensificando o policiamento ostensivo contra o tráfico de drogas, roubos e homicídios.
A operação começou ainda de madrugada. As viaturas percorreram diversos pontos de Marituba para cumprir nove mandatos de prisão. Oito pessoas foram presas e outras três ficaram detidas. Juntos com elas, segundo o delegado João Bosco, da Polícia Civil, foram encontradas petecas de ox e cocaína (pó) em grande quantidade – cerca de dois quilos.
Além disso, mais de R$ 300,00 em dinheiro, celulares e bicicletas também foram apreendidos.  “Essas pessoas já foram indiciadas e devem responder por tráfico de drogas e associação ao tráfico. As prisões e apreensões de material de interceptação devem continuar ao longo da operação”, explicou Bosco.

Esta foi apenas a primeira etapa da “Marituba Segura”. Segundo o delegado, a operação continuará até este sábado, 30, com ações de prevenção e repressão junto à comunidade. “Na praça central de Marituba está montada a base de toda a operação. Temos um boxe móvel da Polícia Militar e outro da Polícia Civil, onde a população poderá fazer denúncia e buscar ajuda a qualquer hora. Além disso, o Disque Denúncia (181), estará diretamente interligado à operação. As denúncias podem ser feitas também pelo Ciop, no 190. Todas as informações serão repassadas para as viaturas, que irão agir imediatamente no local do crime”, adiantou o delegado.
O trabalho de prevenção e combate ao crime tem o apoio também do grupamento aéreo da Polícia, com um helicóptero. Um sistema de rastreamento de veículos roubados, a fim de coibir esse tipo de crime na região, também é utilizado na ação. O delegado João Bosco diz que o objetivo desta segunda fase da operação é contar com a colaboração da sociedade no combate ao crime, por meio das informações repassadas ao policiamento, que foi reforçado. “O efetivo de PMs e policiais civis de Marituba ganhou o reforço do Comando de Policiamento da Capital e, com isso, esperamos reforçar ainda mais a presença da polícia nos bairros da cidade”, afirma João.
Segundo o delegado, antes do início da “Marituba Segura”, um levantamento foi realizado no município a fim de identificar as áreas mais influenciadas pelo tráfico de drogas. Este crime, ressalta, desenvolve outros delitos, como o roubo, assaltos e até mesmo homicídios. Por isso a ação integrada do sistema de segurança pública do Estado. Bosco adiantou que este é apenas o começo de um grande trabalho que será realizado no local. “Essas prisões foram situações pontuais que já identificamos, mas o trabalho de inteligência da Polícia está verificando outras ações criminosas, que com certeza serão combatidas”.
A operação mobilizou efetivos do Grupo de Pronto-Emprego (GPE), Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data), Divisão de Polícia Administrativa (DPA), Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DRFVA), Diretoria de Polícia Metropolitana (DPM), do Comando de Policiamento da Capital (CPC), Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM) e Comando de Missões Especiais (CME).
 Thiago Melo – Secom

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...