Total de visualizações de página

sexta-feira, julho 08, 2011

Cemo comemora mais de 160 mil atendimentos desde 2008

Com uma média mensal de 4.500 atendimentos médicos e odontológicos, o Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (Cemo), inaugurado em 2008 pela Prefeitura Municipal de Belém, chega à marca dos 160 mil atendimentos. O Centro, que oferece à população atendimento médico de Urgência e Emergência, foi o pioneiro no atendimento de urgência odontológica 24h.
O diretor da unidade, Jairo Franco, explica que os serviços do Cemo são disponibilizados para pacientes referenciados pelas Unidades Municipais de Saúde (UMS), ou seja, eles recebem encaminhamento para as especialidades disponíveis no Centro. “No caso do odontológico, o atendimento é de 24 horas em casos de urgência, inclusive para aqueles pacientes que não estão ainda inscritos nas UMS. Podemos emitir aqui o cartão SUS somente com a identidade do paciente que nos procura”.
Na área odontológica, com mais de 3.000 atendimentos mensais, as especialidades disponíveis para a população são endodontia, ortodontia, canal, periodontia, para gestantes, e o programa Bebe Clínica. Na área médica estão entre as especializações: clinica geral, cardiologista, neurologista, oftalmológico e dermatologia, com média de 1.500 atendimentos por mês.
O diretor do Cemo, Jairo Franco, destacou ainda a especialidade médica oftalmológica onde os pacientes passam por consulta e os que precisam de óculos recebem lá mesmo o encaminhamento para o laboratório de ótica do próprio Centro.  “Oferecemos óculos para quem tem dificuldades oftalmológicas, identificadas durante a consulta. Num prazo máximo de 30 dias, dependendo do problema apresentado na visão, o usuário recebe o óculos gratuitamente”, afirmou.
Dona Erida Oliveira, que trouxe o neto Ryan, 07 anos, para uma consulta odontológica comprovou que o atendimento 24 horas funciona. “Meu neto faz parte do programa Bebe Clínica desde que tinha um ano e nove meses, quando sofreu um acidente e quebrou vários dentes. Desde então ele faz tratamentos. Já precisei vir aqui de madrugada por conta das dores que ele sentia e fomos atendidos”, contou.
O CEMO conta com nove consultórios odontológicos, dois consultórios médicos, um laboratório de prótese, uma sala de informática, dois laboratórios de ótica e uma ampla sala chamada de Sala do Acolhimento. Atualmente, mais de 50 profissionais qualificados realizam o atendimento dos pacientes em três turnos.
Serviço: O acesso ao Cemo é feito com o encaminhamento das Unidades Municipais de Saúde (UMS). No momento em que o paciente é referenciado para o Cemo, deve apresentar  RG e  comprovante de residência. No caso de pacientes menores de 18 anos, é necessária a apresentação da certidão de nascimento e a carteira de vacinação em dia.
Texto: Luciana Benicio. Fotos: João Gomes.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...