Total de visualizações de página

terça-feira, julho 05, 2011

Campanha distribui ao interior seis mil livros arrecadados em Belém


Ação ocorreu nos três shoppings da
capital e deve ser ampliada neste ano
Sete municípios foram os beneficiados na primeira edição da campanha ‘Doe um livro’, que arrecadou cerca de seis mil livros em apenas dois meses, com postos montados nos três shoppings de Belém. A campanha superou a expectativa e por conta disso ocorreu um certo atraso na entrega dos kits. Escolas públicas e bibliotecas municipais já receberam as obras e os resultados mostraram que é possível ampliar a ação em 2011. “Fizemos uma experiência e a gente sabia que poderia contar com a colaboração da população, mas não esperávamos tanta participação. A campanha começou no Twitter, mas rapidamente tivemos boas adesões. Nossa idéia é ampliar isso este ano”, afirma o senador Flexa Ribeiro, que organizou a campanha no Estado. Antes, tal iniciativa ficava restrita a São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, que já realizam campanha nesse sentido há vários anos.
O município de São Sebastião da Boa Vista, na Ilha do Marajó, recebeu cerca de cinco caixas de livros, com quase 400 obras. O acervo foi doado para a Escola João XXIII, que entrou em contato com a campanha após o início da divulgação. “Sabemos que é pouco perto da necessidade desses alunos. Mas, como tudo parte de doação, verificamos que é possível. Nossa intenção é ampliar ainda mais neste ano e estamos formalizando parcerias. A idéia é arrecadar muito mais e assim poder chegar a todos os municípios do Estado, além de tornar essa campanha permanente”, explica Flexa. Os municípios de Abaetetuba, Anajás, São Sebastião da Boa Vista, Breves e Belém foram beneficiados com a campanha. Ainda receberão kits com livros os municípios de São Miguel do Guamá e Inhangapi.
A biblioteca Arthur Vianna, dem Belém, também foi beneficiada. Foram doados cerca de vinte volumes de livros em braile, para a seção específica com esse tipo de obra. Somente essa parte da biblioteca recebe cerca de duzentos a trezentos usuários ao mês. Para o deficiente visual Pedro da Silva Neto, de 54 anos e funcionário da biblioteca há 14, as doações chegam em boa hora. “Sou também usuário da seção braile e sei o quanto a renovação das obras é fundamental para nós aprimorarmos o conhecimento geral com as leituras, mas também aperfeiçoar nossa técnica de leitura em braile. O acervo daqui é vasto, mas a renovação é importante”, afirmou.
Além das bibliotecas beneficiadas, a campanha teve um excedente de livros com algum tipo de rasura e inutilizáveis, mas que receberam outro destino inteligente. A Cooperativa dos Catadores de Material Reciclável (Concaves), localizada no bairro da Terra Firme, em Belém, recebeu cerca de 500 quilos de papel. Todo o material foi separado e reciclado, garantindo renda para 25 famílias que vivem da coleta seletiva. “Hoje, a cada tonelada de papel reciclado estima-se que podemos evitar o corte de 20 a 25 árvores. Com essa entrega da campanha ‘Doe um livro’, poupamos o corte de pelo menos doze árvores. E garantimos renda para as famílias que trabalham com isso aqui na Terra Firme”, explica Jonas de Jesus, presidente da cooperativa.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...